loading

ENERGIA SOLAR DESBRAVANDO HORIZONTES

  • Home
  • Blog
  • ENERGIA SOLAR DESBRAVANDO HORIZONTES

O Brasil atingiu este ano a marca histórica de 1 Milhão de Sistemas Conectados à rede. A Geração Distribuída (GD) atingiu essa marca, mais a expectativa é que esse volume seja bem maior em função do espaço existente para o crescimento desse mercado. Atualmente, a fonte representa 7,6% do total da matriz energética brasileira.

A cada dia que passa, a Energia Solar vem ocupando maior espaço e se consolidando como uma das fontes mais atrativas desse mercado tão importante para o desenvolvimento sustentável de nosso país. Das fontes sustentáveis, ela é a que mais cresse no país, e nada menos que 463 mil instalações foram computadas pela ANEEL, nos últimos 12 meses.
Outros números do mercado, mostram a força que a Energia Solar ocupa na economia nacional.

• R$ 57,4 bilhões em investimentos privados desde 2012,
• Geraram mais de 320 mil empregos acumulados no período,
• Arrecadação de mais de R$ 14,3 bilhões aos cofres públicos.

Para 2022, é esperado resultados ainda mais expressivos, podendo ser o melhor ano já registrado no Brasil. Até maio, os números registram 171 mil sistemas conectados – 30% maior que o mesmo período do ano anterior.
E o que esperar do futuro?

 

O Relatório de mercado do setor solar “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026” aponta que o Brasil é o país líder da América Latina em Energia Solar e pode ser tornar um dos principais do mundo nos próximos anos, podendo atingir a marca de 67 GW até 2026
De acordo com a entidade, esse mercado permanecera crescendo e certamente dobrará sua potência instalada. Isso, em função dos aumentos de tarifas acima da inflação e pelo advento do Marco Legal da Micro e Minigeração distribuída.

Outro fator importante é que há uma PL tramitando no congresso (PL403/2022) na CAE- Comissão de Assuntos Econômicos, e que pode ser votada a qualquer momento, propondo a isenção de Imposto de Importação para veículos Híbridos e Elétricos.
Desta maneira, este é o Melhor momento para quem deseja instalar a Energia Solar. Um período de transição existente na Lei, flexibiliza a isenção de tributos até o ano de 2045, para quem instalar ou já tiver instalado seu sistema de geração própria até janeiro de 2023.

 

Mesmo com todo esse avanço, apenas 1,3% dos consumidores brasileiros se utilizam do Sol para produzir sua própria energia.
93% desses adeptos da Energia Solar, estão satisfeitos com seus geradores, segundo Estudos da Greener

Posted in: Uncategorized

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.